terça-feira, 13 de julho de 2010

E querem agora ensinar a galinha colocar ovo...

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 - completa 20 anos nesta quarta-feira (14). Para marcar a data, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá assinar o Projeto de Lei nº 2.654/03 que proíbe qualquer tipo de castigo físico em menores, até mesmo os moderados. A educação terá que ser realizada na base do diálogo e da conversa. Nessa proibição, está incluída até mesmo a palmada tão utilizada por nossos avós e na maioria dos lares brasileiros. Beliscões, tapinhas na mão, puxões de cabelo, xingamento, uso da criança para desqualificar o cônjuge, surras, chacoalhar ou empurrar, obrigar a criança a ficar em determinado lugar, também ficam proibidos no novo texto. A regra vale tanto para o ambiente doméstico e quanto para os demais cuidadores de crianças e adolescentes, como abrigos, escola etc. As punições aos infratores variam de advertência, orientação psicológica e encaminhamento a programas de proteção à família. (Fonte: Jornal Cidade)

Este tema nos últimos 50 anos tem despertado inúmeros estudos e teses, ora a favor, ora contra. O que falta para estes estudiosos da área, é dar ouvidos um pouquinho se quer, para a palavra de Deus. Se fizessem isso, encontrariam lá sábios conselhos a respeito da educação das crianças e em relação a isso não a como negar ou querer inventar moda. Vejamos então:

A questão castigo, no sentido de mostrar o erro - quando o povo de Deus se desviava, buscava outros deuses, ou mesmo murmurava, se revoltava contra Deus, logo o Senhor agia, através de Moisés ou de Arão ordenava ao povo que se arrependesse, e para que isso acontecesse, muitas vezes precisou castigá-los, repreendê-los - lembram o caso das serpentes, lembram das derrotas nas batalhas, lembram o tempo que ficaram no deserto (40 anos, sendo que o caminho a ser percorrido para chegar à Terra Prometida levaria talvez alguns poucos meses).

A questão da palmada, da varada, no sentido de educar - a Bíblia nos traz como meio para educação, repreensão. Se alguém acha que isso não é necessário e encontra outros meios para educar, repreender a criança, tudo bem, desde que funcione e não fuja da responsabilidade de pai e mãe, educador. O que não pode acontecer é deixar a criança fazer tudo o que quiser, da maneira que quiser, sem ser informada, de maneira adequada, que está errada, que passou dos limites, apenas com conversa ou psicologia. De conversa e psicologia o inferno está cheio, e neste tipo de ação muitos se desviaram da fé.

Aqui em relação a igreja também é necessário cuidado. Muitos pais dizem, ou pensam - não forcarei meu filho, minha filha ir na igreja quando é criança porque incomoda, atrapalha, faz barulho - o problema vem com o tempo, esta criança quando adolescente, jovem, adulto, estará propensa a afastar-se da igreja devido não ter criado raízes.

Alguns textos, dos vários que a Bíblia traz a respeito do tema.
"Nos lábios do entendido acha-se a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento". (Pv 10.13)
"O que retém a vara odeia a seu filho, mas quem o ama a seu tempo o disciplina". (Pv 13.24)
"É natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem". (Pv 22.15)
"O chicote foi feito para o cavalo, o freio, para o jumento, e a vara, para as costas de quem não tem juízo". (Pv 26.3)
"É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha". (Pv 29.15)

A liberdade do cidadão, da família estará sendo podada, violada e abreviada com esta lei. A maneira como eu desejo educar meus filhos ficará obrigada ao que alguns pseudo donos da verdade entendem que seja correto na educação, criação dos filhos. É certo que jamais se deve exagerar, alguns tapinhas, um castigo temporário, tirar alguns "benefícios" por algum tempo, algumas varadinhas - são receitas divinas para a educação, para a repreensão - mas nada, nenhum milagre substitui a palavra de Deus, a igreja, a harmonia dentro de casa que a palavra do Senhor pode trazer. E saiba, que de tudo isso, da maneira como você educa seus filhos, ou não educa, o Senhor te pedirá contas algum dia.

Pense nisso e não deixe que outros te digam como educar teu filho, busque orientação na palavra do Senhor e tenha uma semana abençoada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário