terça-feira, 27 de julho de 2010

... Dia do vovô e da vovó

Desejo iniciar este momento com uma pequena hestória. "Conta a lenda que há muitos anos atrás, um poderoso e rico monarca, demandando agora os caminhos da sabedoria, propôs aos seus súditos as três maiores interrogações de sua vida, prometendo enormes recompensas a quem viesse a respondê-las. Para ele, eram coisas que tiravam o sono, não conseguindo por nenhum motivo sequer imaginar a resposta para tais indagações que lhe torturavam a alma.

- Qual o momento mais importante na vida do homem ?
- Qual a pessoa mais importante ?
- Qual a tarefa mais importante a ser feita ?

Então, após anos de penosa busca e mil e uma peripécias o nosso herói acabou por se achar no topo de longínqua montanha, onde um velho e sábio eremita respondeu-lhe:


- O mais importante é sempre o momento presente!
- A pessoa mais importante é a que está à nossa frente!
- A tarefa mais importante é fazer esta pessoa feliz!"

Por outro lado, temos o momento mais importante da vida do ser humano, aquele em que o Senhor Jesus penetra no coração humano e derruba todas as barreiras, aquele em que o Espírito Santo deposita a sementinha da fé e a faz germinar.

Nesta semana vivemos o dia reservado, dedicado aos avós. Uma data especial, que dedicamos aqueles que também são nossos pais e mães. Em certas residências, são eles que ficam encarregados da educação agora dos netos, e mais, são eles que em alguns momentos sustentam a própria casa. E apesar da idade avançada (em alguns casos não, pois há vovôs e vovós jovens, talvez aos 40, 42, 45 anos), estão sempre dispostos a ajudar os filhos e os netos.

A palavra de Deus nos fala muito a respeito desta fase da vida, que deveria ser também especial, mas o que presenciamos é algo assustador: violência contra idosos, abandono, maus tratos, agressões de toda sorte... A falta de estrutura de nossas cidades, não permitem uma qualidade de vida para as pessoas mais idosas. Ruas esburacadas, calçadas com vários degraus, coletivos urbanos com degraus muito altos, falta locais de lazer voltados a este segmento da sociedade, segurança, saúde... enfim, tantos motivos para não ter o que comemorar neste dia.

Mas o cristão, o vovô e a vovó cristã tem muito o que comemorar. Os anos de vida que o Senhor permitiu que tivessem. Ver os filhos criados, encaminhados. Ver a chegada dos netos e viver a alegria de forma diferente daquela vivida com os filhos. O carinho e o respeito da família, e a certeza da presença de Deus. Pois é o próprio Senhor que diz em Isaías 46.4 "E quando ficarem velhos, eu serei o mesmo DEUS; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; eu os ajudarei e salvarei."

Parabéns a você que é vovô, vovó. Tenha dias abençoados com seus filhos(as), netos(as) e talvez bisnetos(as), sabendo que é o Senhor que te deu tudo isso, é ele que te presenteou com a família que tens, e que te permitiu viver todos estes anos a fim de presenciar as coisas maravilhosas que ele faz.

Tenham todos uma ótima semana, nos braços do Pai! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário